Apesar de desempenharem diversas funções no desenvolvimento e no metabolismo do corpo humano, vitaminas são compostos orgânicos presentes nos alimentos que o nosso organismo não tem condições de produzir. Frutas, verduras e legumes são as principais fontes de vitaminas, mas elas também são encontradas na carne, no leite, em ovos e cereais.
As vitaminas são indispensáveis ao mecanismo de produção de energia e ao funcionamento do organismo de uma maneira geral. Elas atuam principalmente como catalisadores, ou seja, têm a capacidade de acelerar reações químicas dentro do organismo. A quantidade ideal de vitamina a ser ingerida por pesso varia conforme idade, sexo, estado de saúde e atividade física.
Ainda após o crescimento e desenvolvimento do organismo por completos, as vitaminas continuam a ser nutrientes essenciais para a manutenção saudável das células, tecidos e órgãos.
Mesmo que a maior parte delas sejam obtidas através da nossa dieta, algumas vitaminas podem ser adquiridas de outras formas. A vitamina D, por exemplo, é sintetizada pela pele com a ajuda da radiação ultravioleta da luz do sol, já a vitamina K é produzida pela flora intestinal.
Tipos de vitaminas
As vitaminas são classificadas segundo a sua solubilidade. São dois tipos: lipossolúveis, aquelas que necessitam da gordura para serem absorvidas; e as hidrossolúveis, aquelas solúveis em água.
São lipossolúveis as vitaminas A, D, K, que são armazenadas no fígado, e a vitamina E, que é distribuída para todos os tecidos de gordura no corpo. Estas substâncias não são facilmente excretadas pelo organismo, e podem acumular, provocando intoxicação se ingeridas em excesso.
São hidrossolúveis as vitaminas C e as do complexo B (1, 2, 3, 5, 6, 8 e 9). Elas permanecem no corpo por um pequeno período antes de serem excretadas pelos rins. Esse tipo de vitamina deve ser ingerida diariamente. A B12, que também é hidrossolúvel, permanece armazenada um período maior no fígado.