O Que É Obesidade Morbida?Com a obesidade mórbida podem aparecer também diversas outras doenças, como problemas cardíacos, trombose venosa, hipertensão arterial entre outras.

Obesidade mórbida surge quando o Índice de Massa Corporal (IMC) é igual ou maior que 40kg/m², significando um acúmulo demasiado de gordura no corpo. O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos declara que um aumento de 20% no seu peso pode significar um risco para sua saúde.

O IMC pode ser medido pelo calculo de seu peso dividido pela sua altura ao quadrado. Valores entre 20 e 25 são considerados o peso ideal. Depois, existe sobrepeso (25 a 29), obesidade I (30 a 35), obesidade II (severa, entre 36 e 40) e por fim obesidade III (mórbida).
Uma doença grave, a obesidade mórbida é uma doença crônica que está ligada a vários fatores, como genética, desordens glandulares ou gastrintestinais, erros alimentares, alterações nervosas ou psicológicas e falta de exercícios físicos.

Com a obesidade mórbida podem aparecer também diversas outras doenças, como problemas cardíacos, trombose venosa, hipertensão arterial, problemas articulares, depressão, dislipedemias, problemas articulares nos joelhos e coluna lombar, doença arterial – com riscos de desenvolver um infarto do miocárdio ou acidente vascular encefálico – e diabetes mellitus.

Somando os problemas de saúde, pessoas que sofrem com obesidade mórbida também sofrem com discriminação e problemas cotidianos, como dificuldades em realizar tarefas corriqueiras (como amarrar os sapatos e sentar no ônibus), dificuldade para comprar roupas com tamanho apropriado e mais. Pessoas com essa doença tem sensação de fadiga constante, pouca resistência física e limitações de movimento.

Combatendo a obesidade mórbida

Para acabar com essa doença, é preciso fazer um acompanhamento médico e nutricional, para reduzir o peso e tratar as doenças associadas. A dieta de preferência não deve ser muito severa, tornando-a mais fácil de ser seguida.

Também é possível fazer uma cirurgia bariátrica, mas elas são aconselhadas apenas após dois anos de tratamento em que não aconteceu redução significativa de peso.

Após a redução é importante um acompanhamento físico e psicológico, para evitar que o excesso de peso se recupere.