O exame de bioimpedância é realizado para analisar a composição corporal, calculando a quantidade de água, gordura e músculos que o corpo do paciente possui. Dessa forma, esclarece a quantidade de massa magra, água e gordura no organismo. O resultado é semelhante ao que o IMC (Índice de Massa Corpórea) representa, só que de forma mais específica e completa.
Este exame é muito utilizado por atletas, a fim de ter uma rotina de exercícios mais personalizada conforme as especificidades de cada pessoa, ou também, em casos de sobrepeso, onde a reeducação alimentar é prescrita de forma mais eficaz conforme os resultados dos exames.
O exame de bioimpedância é feito através de eletrodos posicionados em partes estratégicas do corpo. Assim, uma corrente elétrica passa pelo corpo e, dessa forma, é possível saber a quantidade de água presente no organismo, uma vez que a água é a única substância que conduz eletricidade no organismo humano. A partir do cálculo, conforme a quantidade de água presente no corpo, também é possível verificar a quantidade de gordura e massa magra. Quanto maior for a incidência de gordura, mais difícil será a passagem da eletricidade pelo corpo, visto que há pouca água.
Informações obtidas a partir do exame
- IMC (Índice de massa corpórea): mede o nível de obesidade, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Esse cálculo não leva em consideração a idade e o sexo.
- Peso corporal: o peso corporal é o somatório, medido em Kg (quilogramas), da massa muscular, ossos, água corporal e gordura corporal.
- Massa muscular: a massa muscular é também conhecida como a massa magra do corpo, que é composta principalmente por músculos, mas também por órgãos, líquidos e ossos.
- Massa de gordura: a massa de gordura é, como o próprio nome diz, toda a gordura presente em nosso corpo. Quando em excesso, a gordura pode trazer diversos malefícios à saúde.
- Percentual de gordura: é a porcentagem de gordura existente no seu corpo. É esse percentual que define se você tem excesso de gordura ou se está em equilíbrio com a massa magra.
- Água corporal total: é a quantidade total de água presente no organismo humano. Esse fator pode revelar se você sofre de retenção de líquidos, por exemplo.
- Controle do peso: o peso deve estar adequado conforme a sua altura, idade e sexo, e, dessa forma, garantir a sua saúde. O peso não é um determinante de saúde, mas pode melhorá-la em muito.
- Controle de gordura e massa muscular: a gordura e a massa muscular devem estar em equilíbrio para garantir uma vida saudável ao indivíduo.
- Distribuição da musculatura e gordura entre membros superiores, inferiores e tronco;
- Taxa metabólica basal: é a quantidade mínima de energia (calorias) necessária para manter as funções vitais do organismo quando o corpo está em repouso.
O exame pode ser realizado por médicos e técnicos, mas os que mais se beneficiam dos resultados são os nutricionistas e nutrólogos, já que em relação a prescrição de dietas, os resultados são muito valorosos. A bioimpedância não provoca dores nem é invasiva. Antes da sua realização são necessários alguns preparos.
O preparo
Você deve seguir algumas recomendações antes do exame, tais como:
- Não praticar exercícios físicos por, pelo menos, 24h antes do exame;
- Não consumir bebidas alcoólicas, doces e cafeína nas 24h antes do exame;
- Não utilizar saunas nas 12h antecedentes ao exame;
- Manter jejum de 4 horas;
- Urinar 30 minutos antes do exame;
- Retirar todos os acessórios metálicos, como brincos, anéis e colares;
- Durante o exame, fica em uma mesma posição por 5 a 10 minutos.
Contraindicações: mulheres no período menstrual, pré-menstrual, gestantes e pessoas com marca-passo.