Desnutrição: causas e diagnóstico
Desnutrição é quando uma pessoa não recebe da dieta os nutrientes que seu corpo precisa. Essa ausência acarreta danos aos órgãos vitais e funções do corpo, algumas irreversíveis, dependendo do período e da severidade da condição.
A desnutrição tem variadas causas, e pode assumir duas formas: a subnutrição, que é quando o corpo não recebe a quantidade necessária de nutrientes; e a hipernutrição, que é quando a pessoa recebe uma quantidade excessiva de nutrientes, causando um desequilíbrio em seu corpo.
É importante perceber, então, que desnutrição não tem relação nenhuma com magreza. A pessoa pode ser magra e possuir uma dieta balanceada, enquanto pode também estar acima do peso e não consumir uma alimentação saudável, seja através da hipernutrição ou mesmo uma alimentação muito calórica, mas que não supre as necessidades do corpo.
A desnutrição tem diversas causas, as principais são:
- Falta de alimentos: mais comum entre pessoas de baixa renda;
- Perda de apetite devido à depressão, doença ou tratamentos médicos;
- Idosos, deficientes e jovens que moram sozinhos, pois esses grupos podem ter dificuldades em cozinhar refeições saudáveis;
- Falta de conhecimento dos pais em como oferecer uma alimentação saudável para seus filhos é uma das principais causas para a desnutrição infantil;
- Geralmente, idosos sentem uma redução no apetite com a idade. O corpo também começa a apresentar dificuldades em absorver os nutrientes, o que pode causar desnutrição.
- Pessoas que são alcoólatras ou usam drogas;
- Pessoas com distúrbios alimentares.
Como diagnosticar a desnutrição?
Para diagnosticar a desnutrição é preciso realizar uma avaliação clínica e nutricional do paciente. Em adultos a doença é diagnosticada quando o Índice de Massa Corporal (IMC) do paciente está abaixo de 18,5, ou houve perda de peso de 5 a 10% entre os últimos três e seis meses, sem dieta. O médico também pode pedir um exame de sangue.
Para crianças, o exame envolve descobrir o peso e altura do paciente e comparar com os médios de uma criança na mesma idade. Exames de sangue também podem ser usados para medir as necessidades nutricionais e a possibilidade de uma desnutrição.