A desnutrição é um estado patológico onde os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo se econtram em falta. Essa doença pode alcançar diversos níveis, desde o mais severo, que pode ameaçar a vida do enfermo, até um mais suave, resultado apenas de uma dieta inadequada.
Existem dois tipos básicos de desnutrição: a subnutrição acontece quando uma pessoa não está se alimentando tanto quanto deveria, ou seja, devido a uma dieta pobre ou baixa absorção de nutrientes pelo organismo. A hipernutrição, que acontece quando o enfermo está comendo demais, ou usando muitas vitaminas e suplementos que o corpo fica desregulado.
O corpo humano necessita de um maior número de nutrientes na infância e adolescência, assim como na gravidez e amamentação. Na velhice, as necessidades alimentares diminuem, porém, a capacidade de absorver nutrientes também está reduzida, portanto é uma época bastante delicada. São nessas etapas que o risco de subnutrição pode acontecer com frequência.
O acompanhamento do médico nutrólogo é fundamental caso exista a suspeita de desnutrição. Ele poderá pedir exames necessários para comprovar e, posteriormente, realizar uma avaliação nutricional no paciente. Também será o nutrólogo que irá verificar as necessidades da pessoa e receitar os remédios e vitaminas necessárias para combater alguma doença.