Os aminoácidos são componentes das proteínas que biologicamente contêm pelo menos um grupamento amina e um grupamento carboxila. Chamados também de monômetros, que são compostos feitos por moléculas que podem se juntar no intuito de formar polímeros.
CSimplificadamente, os aminoácidos podem ser definidos como pequenos pedaços de proteínas, mas com a capacidade de união a fim de formar uma proteína maior ou completa a desempenhar funções específicas. .
Essas pequenas proteínas tem importantes funções entre as suas principais como a construção de novos tecidos do corpo humano tal qual músculos, unhas e até órgãos. A inibição do catabolismo, que pode prevenir o uso errôneo da massa magra como fonte de energia, bem como o regulamento da síntese hormonal juntamente a uma série de processos metabólicos do corpo. Os aminoácidos também atuam como matéria prima na construção de proteínas no corpo, em suas 20 diferentes formas que são classificadas em essenciais e não essenciais..
A ingestão de aminoácidos é acompanhada de uma série de benefícios ao corpo humano dentre elas o fortalecimento de unhas, cabelos e pele, aliado ao auxilio da regeneração e estabilização dos tecidos; manutenção de funções corpóreas básicas, alívio de estresse, crescimento e desenvolvimento tecidual também estão na lista.
Eles também devem ser ainda mais considerados para quem busca um estilo de vida saudável, pois sua ingestão correta e balanceada é fundamental neste processo.
Entretanto, como falado, o balanceamento da ingestão de aminoácidos deve ser outra preocupação já que existe um limite máximo tolerável para tal. É corriqueiro este limite ser extrapolado com a ingestão desenfreada de suplementos alimentares por quem pratica malhação, por exemplo.
Apesar de ser indicado para quem pratica esportes e precisa de uma reposição mais rápida de proteína. Seu excesso também pode desencadear problemas intestinais, hepáticos e renais, por isso a cautela e orientação médica tornam-se ainda mais imprescindíveis.