Nutrição preventiva é o acompanhamento que o nutrólogo oferece para, além de melhorar a qualidade de vida do paciente, prevenir doenças como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, renais, do sistema digestório, diabetes, obesidade e câncer.
A nutrição é a soma de processos que envolvem a ingestão e metabolização dos alimentos pelos organismos vivos. Portanto, desde que nascemos, a alimentação merece receber sua atenção, pois apenas com ela bem estruturada e equilibrada poderemos viver a vida plenamente.
Combustível de nutrientes essenciais para o nosso corpo, os alimentos são muito mais que apenas para saciar a fome. Através de uma alimentação balanceada conseguiremos viver mais tempo, de maneira saudável e com qualidade de vida.
Existe uma certeza, quanto mais balanceada sua alimentação – seguindo os preceitos de variedade, moderação e proporcionalidade – menores são as chances que você venha a sofrer de problemas como colesterol alto, diabetes, pressão alta e outros. É preciso então consumir alimentos vivos.
Ai que entra a nutrição preventiva. Após realizar a avaliação do paciente, o nutrólogo, de posse dos exames e hábitos alimentares, irá verificar possíveis ausências de nutrientes no organismo. Dependendo da situação, serão realizadas orientações e, se necessário, a elaboração de um cardápio personalizado.