potássioMineral é essencial na transmissão de impulsos nervosos, produção de energia e ainda reduz a pressão

banana e abacate são fontes de potássio

Potássio é um dos mais abundantes minerais da nossa alimentação, no entanto, sua eliminação do organismo também se dá em grandes quantidades, o que torna necessária uma reposição constante. O potássio é um íon essencial na transmissão dos impulsos nervosos. Além disso, ele é vital para o metabolismo energético ao converter glicose em glicogênio.

O potássio também auxilia no controle da hipertensão. Ao contrário do sódio que ajuda na retenção de líquidos, o potássio facilita a circulação sanguínea, pois dilata as artérias, aumentando o fluxo e aliviando a pressão.

QUANTIDADE RECOMENDADA, FONTE E EFEITOS DA DEFICIÊNCIA E EXCESSO DE POTÁSSIO

A quantidade diária recomendada de potássio é de 4.700 mg, sendo que 100g de abacate contém 602mg do mineral e uma banana 467mg. O excesso de potássio pode causar paralisia dos músculos, arritmia cardíaca, sensação de frio ou calor e formigamento, na ausência de estímulos. A deficiência do mineral pode causar apatia, ausência de reflexos, mal estar, náuseas e vômitos. Em casos extremos a falta de potássio no organismo contribui para uma pulsação fraca e rápida com chances de parada cardíaca.