Estima-se que 1% a 2% do peso corpóreo de um adulto esteja na forma de cálcio, sendo este o mineral mais presente no corpo humano, 99% dele nos ossos e dentes.
A principal função do cálcio é participar da formação e manter a integridade de ossos e dentes. Além disso ele participa das funções neuromusculares, promovendo reações que desencadeiam as contrações dos músculos. No interior das células o cálcio se liga com proteínas e fosfolipídios, promovendo a permeabilidade da membrana, sendo responsável pela secreção de hormônios em algumas células, incluindo as adrenais.
O cálcio participa da ativação de fatores que possibilitam a coagulação do sangue, além de prevenir e ajudar no tratamento da hipertensão arterial. Acredita-se inclusive que o cálcio possa ajudar na diminuição da massa gorda.
Quantidade recomendada, fonte e efeitos da deficiência e excesso de cálcio
A Organização Mundial da Saúde recomenda a ingestão de 1.000 mg de cálcio por dia. O mineral é indicado especialmente para crianças, idosos e gestantes. Leite e derivados são as principais fontes de cálcio, que também pode ser encontrado em vegetais de folhas escuras. Um copo de leite integral contém 250mg de cálcio e 100g de espinafre 99mg.
O excesso de cálcio causa calcificação dos ossos e tecidos moles, comprometimento renal e prejudica a absorção do ferro. A falta de cálcio causa osteoporose, raquitismo, hipertensão e até câncer de cólon. Evite a ingestão excessiva de cálcio sem acompanhamento médico.