Muitos pacientes reclamam da queda de cabelo nos consultórios médicos e procuram uma solução rápida para o problema, como alguns medicamentos. Mas, muitas são as causas que podem contribuir para essa perda excessiva de fios, por isso é necessário primeiro fazer uma avaliação do histórico de saúde e familiar, para que o melhor tratamento seja indicado. A queda de cabelo pode ser causada por fatores como tireoide, deficiência de ferro, amamentação, estresse, doenças infecciosas e autoimunes.
Um dos fatores que influenciam nessa queda de cabelo e que deve ser sempre um complementar a outros tratamentos para o problema é a alimentação. Com uma alimentação adequada, os nutrientes e vitaminas estarão equilibrados no organismo, o que dificulta a queda do cabelo. Outro fator importante e que também deve ser levado em conta é o funcionamento do intestino do paciente, pois é no intestino que é feita a reabsorção de todos os nutrientes, minerais e vitaminas que são essenciais para o desenvolvimento do fio do cabelo. Por isso, o paciente deve ter um funcionamento do intestino adequado, com evacuação diária para manter essa absorção eficiente.
A importância de fazer exames relacionados a vitaminas, minerais e nutrientes é perceber se o paciente possui alguma deficiência, que atua no desenvolvimento do cabelo, repô-las caso necessário, e só após esse processo iniciar o tratamento para a queda de cabelo.