Dra. Nívea Bordin Chacur fala sobre a Dieta DukanEntrevista para o site Eu Atleta

congresso

A Dra. Nívea Bordin Chacur foi uma das fontes consultadas pela reportagem sobre Dieta Dukan, publicada na sessão EU Atleta do Globoesporte.com no dia 12 de julho de 2019.

Criada pelo médico francês Pierre Dukan, esta é uma das dietas low carb mais famosas. Ela é dividida em quatro fases e prevê a redução de peso com um plano alimentar rico em proteínas e vegetais. O objetivo da Dieta Dukan é emagrecer rápida e naturalmente e sem chances de reganho dos quilos perdidos.

Nas duas primeiras etapas o objetivo é o emagrecimento a partir do consumo de proteínas e de um corte radical de carboidratos. A perda rápida inicial é bem importante para dar estímulo ao paciente. Nas etapas seguintes a proposta é a manutenção e a estabilização do peso. Leia AQUI a reportagem no site do Globo Esporte e confira abaixo, na íntegra, as respostas da Dra. Nívea Bordin Chacur para a matéria.

Em linhas gerais, como definiria a dieta Dukan? É importante sempre buscar a orientação de um nutricionista, mas qual diria ser o perfil das pessoas para as quais a dieta pode ser indicada?

A Dieta Dukan, é baseada em um consumo maior de proteínas, fazendo com que nosso organismo queime mais gordura para a produção de energia e consequentemente a redução de peso. Essa dieta pode ser indicada para qualquer indivíduo que desejar perder peso, com exceção pacientes diabéticos, ou que tenham alguma doença crônica precisam ser avaliados pelo médico individualmente . No caso do Diabetes podem ter vários episódios de hipoglicemia (tonturas, quedas, dor de cabeça) fazendo com que o individuo não consiga seguir as orientações da Dieta Dukan, principalmente na fase inicial baseada na proteína.

congresso

Quais as especificidades da Dukan em relação a outras dietas low carb?

Ela tem duas etapas bem marcadas, sendo que a primeira etapa é praticamente zero carboidratos, o que dá uma intensificada na perda de peso, porque o organismo precisa queimar gordura estocada no nosso abdômen por e exemplo para produção de energia, e o indivíduo poder realizar suas atividades diárias.

Quais são os principais resultados alcançados por quem adere a essa dieta?

O paciente vai perder peso, mas possivelmente não vai perder somente gordura que seria o mais correto, acaba perdendo massa muscular. O ideal é uma dieta que preserve a massa muscular e queime somente a gordura. Para acompanhar a perda de peso o ideal é fazer uma bioimpedância semanal para que se ocorrer já no início perda de massa muscular, temos tempo de ajustar a alimentação , aumentar a ingesta de proteínas e introduzir algum carboidrato complexo de baixo índice glicêmico. Com a perda de massa muscular aumenta muito a flacidez, queixa frequente e comum no consultório, quando é feita dieta sem orientação e sem acompanhamento.

Poderia explicar como é cada uma das quatro fases da dieta Dukan? Quais são as particularidades e tempo de duração de cada uma dessas fases, por exemplo?

Fase de ataque: nesta fase que dura até sete dias o paciente consome apenas proteínas, acelerando a queima de gordura para a produção de energia, por não ter a ingesta de carboidratos, ocorrendo uma rápida perda de peso, e acaba estimulando muito ao individuo da continuidade a dieta.

Fase cruzeiro: nesta fase a perda de peso é mais lenta, normalmente 1 kg por semana. Neste momento é permitido a ingesta de proteínas e alguns legumes e verduras. Aqui a queima de gordura diminui devido a ingestão de carboidratos complexos proveniente dos legumes e verduras. Sendo usado carbo e gordura para produção de energia.

Fase de consolidação: nesta fase, 100 alimentos selecionados podem ser consumidos, se perdeu 8 kg, o tempo desta fase vai durar 80 dias. Dez dias para cada quilo de peso perdido. Inclui proteínas, legumes, verduras, carboidratos como pão integral e queijos.

Fase de estabilização : aqui ele aponta três regras: caminhadas diárias por 20 minutos, na quinta-feira ingerir somente proteínas, e ingerir três colheres de aveia diariamente. Nesta fase qualquer alimento é permitido.

Gostaria de saber também quais são os benefícios da Dukan em relação a outras dietas.

Os pacientes precisam de uma orientação com inicio, meio e fim, e nisso esta dieta é bem clara, fazendo aderir mais a dieta. A perda rápida inicial é bem importante para dar estímulo ao paciente. O paciente focado, disposto a seguir as orientações, pode ter bons resultados.

E quanto às desvantagens e possíveis riscos da Dukan à saúde, poderia apontar?

Na primeira fase nem todas as pessoas estão preparadas e não conseguiam lidar bem com os primeiros sete dias da dieta focada na proteína. Nesse momento alguns sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça podem surgir pela falta do carboidrato.

A quarta fase que deixa a alimentação livre, muitos acabam exagerando e voltando a alimentação antiga, comendo alimentos de alto índice glicêmico, tendo picos de insulina e consequentemente depósito de gorduras. Nesse momento por mais que o paciente faça a caminhada recomendada não é suficiente.

Há vantagens e alertas específicos para pessoas que praticam atividades físicas e decidem aderir à dieta Dukan?

Na primeira fase é preciso ter cuidado com os exercícios , devido à falta de carboidratos, o paciente se sente com menos energia para praticar.

Ter cuidado com hipoglicemia, tonturas, risco de quedas.

Após concluir todas as fases, é possível garantir que não haverá uma recuperação do peso perdido durante a dieta? Como fazer para evitar o efeito sanfona?

O efeito sanfona é bem possível, e muito frequente em grande parte das dietas. A única forma de manter o peso é seguir na reeducação alimentar. Calcular a taxa do metabolismo basal, e não ingerir calorias além do que nosso corpo precisa para realizar as atividades do dia a dia. Por exemplo se TMB é 1400 calorias, se no dia eu consumir mais de 1400 calorias e não pratiquei esporte, o que eu consumi a mais vai ser estocado na forma de gordura, e assim o peso vai aumentando diariamente.