Aminoácidos não essenciais: Serina funções e importância

all browser

Aminoácido não essencial, o que significa que o organismo humano é capaz de sintetizar, a Serina ainda assim é importantíssima, visto que faz da constituição das proteínas. É também um dos aminoácidos codificados pelo código genético.

Composto por um grupo amina, outro carboxílico e uma cadeia lateral, é classificado como aminoácido polar e sem carga. É útil na formação de outros aminoácidos, como a glicina.

AS FUNÇÕES NO CORPO HUMANO E ALIMENTOS RICOS EM SERINA

Com a capacidade de aumentar as defesas do corpo, a Serina favorece o funcionamento do sistema nervoso. Também age na transformação de gordura em massa muscular e, consequentemente, no crescimento dos músculos.

Entre outras de suas funções estão a participação na síntese de fosfolipídios e ácido glicérico, a atuação na produção de energia celular, o favorecimento da memória e de funções do sistema nervoso, a melhora da imunidade e a produção de imunoglobulinas e anticorpos.

O fato da Serina ser um aminoácido não essencial, produzido pelo organismo humano, faz com que a procura por uma dieta de alimentos ricos neste aminoácido não seja tão alto, entretanto, ela pode trazer benefícios extras como a melhora no cabelo e bom metabolismo das gorduras e ácidos graxos.

Entre os alimentos ricos em Serina encontram-se ovos, leite, iogurte, queijo, carnes vermelhas e peixes, que também são ótimas fontes de proteína. A substância também pode ser em encontrada em cevada, centeio, feijão, milho, avelã, amêndoas, castanha-de-caju, castanha-do-pará, cebola roxa, batata inglesa, abóbora, amendoim, cogumelos, alho, beterraba e berinjela.