Um dos 20 aminoácidos essenciais, a Isoleucina, que também é conhecida como L-isoleucina ou ácido (2S,3S)-2-Amino-3-metilpentanóico, é um isômero da leucina. Também um aminoácido essencial por não poder ser sintetizado pelo organismo do ser humano.
Importante também na síntese da hemoglobina que regula os níveis sanguíneos de glicose, tem uma ocorrência média de 6% de isoleucina pode ser encontrada em proteínas.
Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) associam-se a efeitos positivos no peso corporal, síntese de proteínas musculares, diminuição da degradação muscular e homeostase da glicose.
A suplementação baseada neste tipo aminoácido BCAA pode melhorar o quadro de casos de doenças hepáticas em modelos murinos de dano hepático e em pacientes que sofrem de cirrose.
Entretanto, este tipo suplementação, a base de BCAA, como muitas outras, deve ser realizado de forma controlada e cautelosa, visto que os níveis elevados estão presentes em condições como diabetes tipo 2 que é associada à obesidade. .
AS FUNÇÕES NO CORPO E ALIMENTOS RICOS EM ISOLEUCINA
Dentre as principais funções da Isoleucina destacam-se a atuação no metabolismo energético e a recuperação muscular após exercícios. Em conjunto com a leucina e a valina, a isoleucina é uma precursora da glutmina e da alanina, dois aminoácidos que também cumprem a função de fornecer energia durante exercícios de intensiva atividade muscular.
Outras funções da Isoleucina compreendem o controle dos níveis de açúcar no sangue, o aumento da produção de hemoglobina, como falado mais acima e o bloqueio da eliminação da vitamina B3 (niacina) feita pelos rins.
Os alimentos ricos em isoleucina são muitos a exemplo dos derivados da soja, que têm alto teor proteico como grãos de soja cozidos, tofu e o leite de soja. Carnes e peixes também entram nesta turma, lógico, para quem não tem restrições ao consumo de proteína animal. Os peixes de água fria como salmão, sardinha e atum fornecem bastante isoleucina. Enquanto as carnes que apresentam maior nível são o frango e o peru.
Ovos, laticínios e vegetais também contem isoleucina. Os ovos, por exemplo, em uma unidade fornece cerca de 800mg, com grande parte concentrada na clara. Já os laticínios queijo, leite, iogurte contém não apenas a isoleucina, como outros aminoácidos essenciais. Enquanto os vegetais que também são ricos são o feijão, a lentilha e o grão de bico.