Tratamento para ObesidadeTratamento importante não só pelo excesso de peso, mas pelos problemas de saúde

O médico nutrólogo é um dos principais responsáveis pelo tratamento contra a obesidade. Ele que faz o acompanhamento do tratamento, verificando os avanços do paciente e se existe a necessidade de receitar remédios e, em último caso, a cirurgia bariátrica.

O tratamento contra a obesidade é importante não só pelo excesso de peso, mas também por todos os problemas de saúde que ele pode acarretar, como doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.

Combater a obesidade é muito difícil, pois com o tempo o organismo se acostuma com a quantidade menor de calorias que está recebendo, e tenta compensar baixando o metabolismo, o que faz o peso subir novamente. É preciso encontrar para cada paciente o equilíbrio entre uma dieta que dê resultados e também permita que os ganhos se mantenham por mais tempo.

Hoje em dia o tratamento contra a obesidade segue de maneira bem organizada. Inicialmente, o nutrólogo tenta mudar os hábitos do paciente, para somente depois, se necessário, receitar medicamentos e a cirurgia.

Como funciona o tratamento

Nutrição e mudanças comportamentais: o primeiro e principal passo para combater a obesidade é fazer a reeducação alimentar de seu paciente. Ele precisa, em primeiro lugar, a comer melhor, tanto no que come quando no quando come. Será organizado todo um programa alimentar personalizado para ele. Depois é recomendável que ele comece alguma atividade física, tanto para ajudar a perder peso como pela questão da saúde.

Medicamentos: se os resultados não estão satisfatórios, o médico nutrólogo pode então receitar alguns remédios que ajudem a perder peso. Existem casos de obesidade que somente com o auxílio de medicamentos é que se consegue atingir algum resultado.

Cirurgia Bariátrica: indicada apenas em último caso, a cirurgia de redução de estômago só deve acontecer se os tratamentos anteriores falharam e o paciente sofre de obesidade grave, diabetes de difícil controle ou é obeso há mais de dois anos.