A importância do cálcio dos alimentos nos ossos

casal de idosos felizes prepara refeição na cozinha

O cálcio é um mineral presente em maior quantidade no corpo humano e é essencial não só para a saúde dos ossos e dentes, mas também para diversas funções no organismo. O principal reservatório de cálcio é o esqueleto que, juntamente com os dentes, onde estes são os responsáveis pela manutenção da concentração do cálcio no sangue.

São facilmente consumidos na alimentação através do leite e seus derivados, tofu, vegetais verde-escuros, sardinha em lata e gergelim.

Uma alimentação saudável e variada é o necessário para conseguir o máximo de absorção do cálcio, cerca de 30% de todo o cálcio que ingerimos consegue ser absorvido pelo corpo. Por isso o ideal é que tenhamos uma dieta saudável com equilíbrio de alimentos de todos os tipos, sem faltas nem excessos.

O estímulo para a ingestão de cálcio ocorre porque o mineral tem participação fundamental no crescimento, na formação e manutenção dos ossos e dos dentes e também atua positivamente na coagulação sanguínea, na transmissão de impulsos nervosos, na contração e relaxamento muscular, além de influenciar no ritmo cardíaco.

Com a infância e a adolescência chegando, a preocupação deve estar no crescimento adequado dos ossos, tendo estes que se manter fortes e resistentes, como os dentes. Uma reserva óssea também vai se formando nessas fases da vida, algo que será de extrema importância na fase adulta, principalmente e para as mulheres.

Outro papel importante do cálcio diz respeito à coagulação, uma vez que é responsável pela ativação de fatores que possibilitam esse processo. A pressão arterial também apresenta relação com a quantidade de cálcio ingerida.

Necessidades diárias do cálcio

senhora idosa feliz toma suco verde sentada na mesa

A carência moderada de cálcio no organismo é um problema comum que leva a sintomas como formigamentos, entorpecimento de membros e contrações musculares.

Na prática, um copo de leite, uma porção de iogurte e duas fatias de queijo já asseguram 900 mg de cálcio. Acrescente vegetais ou peixes ao almoço ou jantar, por exemplo. Consultar um nutrólogo é fundamental para ter uma alimentação correta.