Aminoácidos não essenciais: Prolina funções e importância

all browser

Mais um integrante dos 20 aminoácidos, classificado como não essencial, isto é, pode ser produzido ou sintetizado pelo organismo humano é a prolina. Considerada assim por ser produzida pelo corpo a partir do ácido glutâmico, não precisando ser ingerido por meio de dieta.

Entretanto, o consumo de alimentos ricos em prolina é um modo bastante eficaz para aumentar a síntese de colágeno, proteína de grande abundância no corpo humano e encarregada de sustentar diversos tecidos. Aproximadamente 25% das proteínas corpóreas são formados por colágeno.

Quanto à estrutura da prolina, ela se difere dos demais aminoácidos por possuir um grupo amino secundário e não primário. Sua cadeira lateral é apolar, visto que não participa de ligações iônicas ou de hidrogênio, assim participando de interações hidrofóbicas.

Regularmente utilizados como catalizadores assimétricos em reações que precisam de catalizadores orgânicos. Também utilizado na preparação de cerveja, por suas proteínas ricas em prolina utilizadas na obtenção de turbidez.

AS FUNÇÕES NO CORPO HUMANO E ALIMENTOS RICOS EM PROLINA

Precursora na hidroxilisina e hidroxiprolina, a prolina é, ao lado da lisina, o aminoácido utilizado para a síntese do colágeno. Com isto, oferece sustentação à pele, ou seja, a deixa mais firme. Também participa na formação do músculo cardíaco, dos tendões e dos ligamentos.

O colágeno do corpo humano é aproximadamente 15% composto por prolina, isto faz com que uma dieta com alimentos ricos neste aminoácido torne-se benéfica não apenas por uma questão estética da pele como também para a prevenção e aceleração da cicatrização de lesões em articulações, relativamente comum em praticantes de atividades físicas.

Entre outros benefícios da ingestão de prolina estão o combate ao envelhecimento e a melhora da saúde do sistema cardiovascular. A prolina pode ser encontrada em alimentos como gelatina, proteína isolada de soja, ovo, queijo cottage, leite desnadato, carnes magras, peixes, nozes, gérmen de trigo, farinha de trigo integral e aveia. O suplemento whey protein também é rico em prolina.