Aminoácidos não essenciais: Alanina funções e importância

all browser

Considerada um aminoácido não essencial por ser produzido pelo corpo humano. Classificada como um aminoácido alifático, possuindo apenas o radical metil como cadeira lateral.

Através de seu importante papel na transferência de azoto por meio de tecidos periféricos ao fígado, a alanina é metabolicamente relevante para a glicose o que, por sua vez, resulta em energia que o organismo utiliza como a proteção contra a acumulação de substâncicas tóxicas que são liberadas nas células musculares.

Como parte de uma proteína, a alanina não é um aminoácido muito reativo, portanto é comum serem efetuados estudos e mutagênese para buscar aumentar o potencial reativo deste aminoácido. Então existe a possibilidade da surgir um aminoácido na cadeia polipeptídica, mas sem função reacional.

AS FUNÇÕES NO CORPO HUMANO E ALIMENTOS RICOS EM ALANINA

Com capacidade de prevenção da diabetes, por exemplo, a alanina é um importante aminoácido na regulagem dos níveis de açúcar no sangue. Também aumenta a imunidade, além de estar relacionada à melhora do desempenho esportivo, por diminuir o cansaço dos músculos.

Alimentos ricos em alanina são aspargo, aveia, avelã, cacau, coco, abacate, mandioca, batata inglesa, cenoura, berinjela, beterraba, centeio, cevada, nozes, castanha-de-caju, castanha-do-pará, amêndoas, amendoim, milho, feijão e ervilha.