Acompanhamento Nutricional na MenopausaFundamental devido ao grande número de alterações que acontecem com o organismo.

O acompanhamento nutricional da mulher durante a menopausa é fundamental devido ao grande número de alterações que acontecem com o organismo nesse momento.

Por volta dos 51 anos de idade, o corpo da mulher começa a passar por alterações. A menopausa é o processo biológico em que o a menstruação da mulher cessa por 12 meses consecutivos, culminando no fim do período fértil.

A produção dos hormônios estrogênio e progesterona diminuem. A textura da pele e a composição corporal mudam. Há uma diminuição na produção de colágeno, bem como na massa muscular. A absorção de cálcio pelos ossos sofre alterações, podendo ocorrer até mesmo osteoporose.

Os níveis de colesterol e glicerídeos aumentam, e há um aumento na formação de gordura na região abdominal. Surge o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, sendo uma de suas principais causas de morte.

Devido a todas essas alterações, o acompanhamento nutricional se faz necessário. É preciso repor as carências, minimizar os efeitos da baixa produção de estrogênio no corpo, controlar o colesterol e, se preciso, receitar a suplementação necessária.

Outras providências necessárias serão abandonar o tabagismo e praticar exercícios físicos aeróbicos regularmente, para auxiliar no controle do peso e reduzir a pressão arterial, prevenindo a osteoporose pelo fortalecimento dos músculos.